quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Esta metralhadora ligeira, geralmente era utilizada em colunas militarizadas em deslocações, e em bases tácticas, e em cada coluna de carros, geralmente ia montada na segunda viatura, e também na viatura que circulava à retaguarda. Podia-mos utilizar esta arma duas ou três em cada saída, conforme a quantidade de carros que se deslocavam.
Montada em viaturas ligeiras, em cima de um tripé, fixo, e sempre e que estava estacionada, em bases estacionadas, mantinha-se montada em cima de um tripé fixo no chão.É uma arma com grande porte de fazer fogo, e para isso tinha que ser manuseada pelo apontador, e um auxiliar para carregar a mesma, carregamento de lâminas. Não me recordo quantos disparos faz por minuto,mas que era uma arma excelente é verdade!
No lado esquerdo, da arma pode verificar a lâmina carregada de munições. De momento não me lembro as munições que leva cada lâmina, depois de tantos anos a memória esqueceu.

2 comentários:

Anónimo disse...

Desculpa, mas a Breda era uma metralhadora pesada, que tinha um apontador e dois municiadores, As laminas levavam 20 muniçoes.
Um abraço aos camaradas

J.Isidoro

Joaquim Angelo disse...

Felizmente nunca a utilizamos,e sei que pelo menos um municiador tinha e o apontador que geralmente era cabo,mas em caso de guerra e se fosse o caso de ser necessário qualquer um a poderia utilizar.Quantas munições levava cada pente 20,tudo bem...Obrigado pela informação.