sexta-feira, 29 de maio de 2009

MORTOS EM COMBATE

Estes nossos militares que eu refiro, tiveram a pouca sorte e um final triste. Foram dos que pagaram a Guerra com a própria vida. Só neste Batalhão foram quatro...
Aos soldados mortos por acidente, foi feita autópsia no cemitério, visível numa das fotos publicadas no Blog, onde eu estou pegando na urna num cemitério semi-abandonado. Esses mortos eram tratados com todo o respeito que mereciam e reram posteriormente transladados para Portugal, para junto das suas famílias.

A autópsia era feita por três Médicos e neste Batalhão haviam três Médicos e um Capelão.
Os mortos em combate eram metidos em urnas de chumbo e evacuados para a Metrópole com destino à família.
Aos dezassete meses esta companhia que sofreu as quatro baixas, veio para o Toto. A minha Companhia, a 1494 foi para o lugar deles em INGA e aqui permanecemos até ao final da comissão, vinte e sete Meses.Foi há quarenta e cinco anos.

Recentemente, lí pela primeira vez, num blog chamado Valverdinho, que uma grande parte dos que pagaram a guerra com a própria vida (mortos em combate na Guiné, Angola e Moçambique), e que tanto desgosto causou nas suas famílias, são do concelho do Fundão.

O ISOLAMENTO

Foi durante vinte e sete meses, que o pessoal da companhia 1494 composta por cento e tal homens, viveu numa determinada área com cerca de arame farpado, com postos de vigia em volta, a cinco metros de altura com sentinelas de dia e noite.
Composta pelo Capitão Adelino F. Almeida, pelo Tenente Médico Dr. Alonso, clínica geral e estomatologia, Alferes miliciano Ferrajota, Alferes miliciano Eleutério entretanto falecido, Alferes miliciano Tomé Macedo, Alferes miliciano Rui Borges Digníssimo juiz em Lisboa (o capitão segundo informações também já faleceu), quatro sargentos do quadro furriéis milicianos, e soldados.
O isolamento era total além do ambiente de boa camaradagem, cada um tentava passar o tempo da melhor forma uns ouvindo música, outros jogando futebol, escrevendo às famílias, às namoradas, e madrinhas de guerra, bebendo cerveja,etc.

Era muito difícil, e para alegrar as tropas tínhamos correio uma vez por semana.
Tivemos momentos de termos no quartel um único pelotão. Para os que nunca fizeram tropa, "pelotão" é um grupo de homens, poucos ao ponto de eu estar de serviço ao posto de socorros e cabo da guarda ao mesmo tempo, ao que também se pode chamar de crise.

Poderia ter uma lista com o nome de todos os militares da companhia, mas nunca me passou pela cabeça qua algum dia viesse a escrever memórias e muito menos num Blog, que é coisa futurística para uma pessoa com a minha idade e sem qualquer conhecimento aprofundado destas novas realidades da internet.
Digo isto porque quando tocava a vacinar os militares da companhia, todos mas todos, nos "passavam pelas mãos", no bom sentido da palavra.

SENTINELA

Em muitas da saídas que fizemos, o nosso Capitão saiu muitas vezes para as operações com os seus homens e leal que era, não havia qualquer distinção. Na mata de noite, fazia sentinela tal e qual como o soldado. Ele próprio se oferecia para entrar na escala de vigia e dizia contem comigo.
Como já descrevi, o enfermeiro também não era bafejado pela sorte nas saídas para o mato, era um operacional a cem por cento. Tínhamos que participar em todas, e como carregados que íamos, o nosso Capitão num patrulhamento bastante difícil e doloroso, vira-se para o pessoal e disse "o Enfermeiro não faz sentinela."

A PICADA

Para quem nunca esteve em Angola, "picada" significa uma estrada ou caminho de terra batida por donde naturalmente circulamos, todos os dias com um sol abrasador, outros com chuva e por vezes até cacimba (na gíria africana quer também dizer humidade, umas vezes cheia de lama outras cheia de pó).
O inesperado aconteceu, a companhia que estava no Inga e outras em redor, vinham-se reabastecer ao Toto.
E foi na estação das chuvas, que sucede que a um Km do Toto, o motorista perde o controlo da viatura e então o inesperado acontece... Primeiras duas baixas do Batalhão...
Da mesma companhia, noutra operação no mato nas margens de um rio num laranjal, também foram surpreendidos pelo inimigo. Mais duas baixas consideradas em combate, portanto a qualquer momento poderíamos ser surpreendidos ou premiados com a pouca
sorte.