quinta-feira, 21 de maio de 2009

BATALHÃO 1875




Foi neste Batalhão de caçadores 1875, c. Caçadores 1494 que no norte de Angola distrito de Uije , mais propriamente entre Carmona e Ambrizete, no local geográfico conhecido como TOTO, Vale de Loge, Bembe, e ultimamente Inga, que passei dois ricos anos da minha Juventude.
Ligado à área da saúde, como 1º Cabo Enfermeiro, tínhamos à nossa responsabilidade uma companhia de soldados de Infantaria, todos eles Jovens na casa dos 22 anos, incluindo as populações civis as quais também beneficiavam de assistência médica e medicamentosa, chamada na época PSICO.
A Equipa da saúde era composta por um Médico de clínica geral com a patente de Tenente, um furriel miliciano -infelizmente já falecido- e dois cabos Enfermeiros.
As populações civis já naquele tempo tinham assistência médica gratuita, incluindo consultas, medicamentos no momento e injecções.
Muitos veteranos, que prestaram serviço militar, em África, sabem que é assim.
Esta história que é verídica, aconteceu de Janeiro de 1966 a Abril de 1968.
Todos os anos estes ex combatentes se reunem a 8 ou 9 de Maio, num Almoço de convívio.
Da nossa aldeia, Telhado (no Distrito de Castelo Branco), muitos foram os que prestaram serviço militar em
toda a frente de guerra, desde 1961, até ao ano de 1974. Desde a Guiné até Timor, felizmente todos regressaram para junto das suas famílias.
Que eu tenha conhecimento dois conterrâneos nossos, ainda foram feridos em Angola, em combate... mas felizmente estão vivos.
Era bom que todos os ex combatentes do Telhado organizassem um almoço de confraternização na própria Aldeia, e pensassem em erguer um monumento de homenagem, a todos aqueles que estiveram na frente de combate em África.

O GRITO DE GUERRA ERA: "FIRMES NO DEVER E NA HONRA."