sábado, 11 de julho de 2009

RIO MABRIDJ

Foi no Triângulo do Rio Mabridje, entre as duas margens do rio com o feitio de um "V", desaguando num só, que permanentemente fazíamos espera ao inimigo... em termos militares: "emboscadas", durante três, quatro dias seguidos.
Numa ocasião, o inimigo foi interceptado no percurso e flagelado pelo fogo das armas dos nossos militares. Não estive directamente metido nesta operação, mas muitas vezes dormi lá nesse lugar aonde havia milhares de melgas, e alguns crocodilos.
Durante noite e dia, tínhamos que espalhar uma pomada no corpo para que as melgas não nos perseguissem continuadamente e dormíamos praticamente com os pés quase metidos na boca dos "amigos" répteis.
Determinado dia, estava eu lá directamente, quando somos surpreendidos pelo voar de dois Aviões Fiat, sobrevoando o local com duas voltas mesmo em cima das nossas cabeças, com um som estridente. E como não vimos más nem boas, tivemos que nos expôr afim de identificar que éramos tropa Portuguesa porque não tinhamos rádio para comunicarmos com eles.
Depois de verificarem bem lá seguiram viagem, porque aquele local era frequentemente bombardeado com bombas Napal que até as próprias árvores ficavam completamente depenadas.
Fui um dos maiores sustos da minha vida porque se disparassem ali ficaria um grupo de combate completamente destroçado .AVIÃO CARREGADO DE BOMBAS METE UM SENHOR RESPEITO.