quarta-feira, 27 de maio de 2009

A VISITA

Apesar de toda a zona ser de guerra, num belo dia as meninas do movimento nacional Feminino fizeram-nos uma visita ao nosso aquartelamento TOTO.E para dar ânimo às tropas, as suas visitas tinham tanto impacto na moral das mesmas, como receber um bilhete postal.

Naturalmente, para qualquer soldado na guerra as visitas eram sempre de um certo agrado, devido ao isolamento e saturação a que eram sujeitos.
Dias depois, três ou quatro dias na vila do BEMBE, estava um destacamento de tropa colonos negros de Angola. Num belo dia que não teve beleza nenhuma, foram à lenha para a cozinha, e já no regresso caíram numa emboscada, atacados de tal maneira que lhes queimaram três viaturas Uni-mogues.
Era uma guerra de sorte, porque sempre que saíamos do aquartelamento pensávamos para nos próprios ..."que destino mes estará reservado para hoje...?????? Será que volto tal e qual como sai????..."
Felizmente fui sempre dos que voltei . Perguntarão, houve mortos ????... Claro que sim, e de horror...

2 comentários:

Anónimo disse...

Por causa disso fui parar ao Bembe, para fazer café com leite. A companhia do Bembe, que era de nativos era comandada por um Capitão Branco. SE te recordares bem foi no dia em que o nosso Batalhão fez uma ano de comissão.

Jorge Isidoro ex-furriel da C.Caç 1945 disse...

A emboscada estava preparada para a minha Companhia, mas como fizemos um ano de comissão, ( e éramos a que estava mais longe do Toto ) no destacamento de intendência despacharam-nos logo, para ver se ainda almoçavamos como os nossos camaradas. Foi a nossa sorte. O inimigo viu passar as viaturas do Bembe, levantou a emboscada e foi esperar que a secção que foi à lenha passasse.
A lenha vinha em cima das armas. Safou-se um furriel porque houve um soldado nativo que o carregou às costas e um outro soldado apareceu nu no Bembe. Com o susto desmaiou e o inimigo retirou-lhe a roupa assim como ao mortos. Levaram as armas e queimaram três Unimogues.

Muita gente não sabe nem sonha o que passámos. Mas isso são outra histórias.