domingo, 24 de janeiro de 2010

Parada no Quartel do Tôto.


4 comentários:

Anónimo disse...

Caro camarada de Armas

Eu estive no Toto desde Setembro de1965 até Agosto 1967.
Como ex-Alferes do SAM comandava o Destacamento de Intendencia 1007.
Conheci e confraternizei com o na altura tenente Almeida, promovido a Capitao alguns meses depois.
O ex-Alferes Borges era o meu companheiro nos fins de semana no terraço, para os almoços.
O ex-Alferes Eleutério e o ex- Al
feres Tomé inseparaveis eram os
convidados para a Base Aérea, para os petiscos. Nao me recordo do outro ex-Alferes mas tenho fotos com eles todos.
Estou a viver no CANADA desde 1977.
o meu e-mail é excalibor2000@yahoo
.com
Estou curioso em saber quem estäo
vivos.
Podemos trocar fografias e lembrar velhos tempos. Nunca nos falamos mas estivemos no mesmo local e no mesmo Ano no Toto.
Um abraço

Um Veterano da Intendencia
Emanuel Fronteira.

Joaquim Angelo disse...

Caro amigo Emanuel:Fiquei satisfeito pela sua mensagem,e na informação que me pede respondo-lhe com todo o prazer.Apesar de haver alguns anos baseados nesta historias,tenho a dizer que nos demos muito bem com o pessoal da intendência...Até havia um furriel que não me recordo já do nome, que depois de terminar a comissão ofereceu-me uma camisa e fez o favor de ma mandar para o Inga...Também conheci muito bem o Manuel,e o rapaz do vosso bar.Quanto ao capitão Almeida, e ao Alferes Eleuterio já faleceram, o Alferes Borges tem sido pessoa sempre presente nos nossos almoços anuais , e ainda neste ultimo esteve presente na serra de Mira Daire, o alferes que o meu amigo fala era o Ferrajota.Quanto ao Alferes Tome,desde que fui ao ultimo almoço organizado por ele em Amares Minho nunca mais apareceu:

Anónimo disse...

Caro camarada de Armas

Tem razäo o ex-Alferes Farrajota casado, pois tive a oportunidade de os conhecer de perto no jantar de Natal de 1966, o meu ultimo em
Angola. Era do Porto se nao me engano.
Mas havia um outro ex-Alferes ou do Inga ou do Lucunga que tirou uma fotografia comigo com o Ex-Alferes da Base do Toto que näo me recordo do nome e com o piloto.
Foram 45 anos a contactar com dois Batalhoes com a Base Aérea
e ultimamente com uma Companhia de Quibala Norte mais perto do Toto do que do Deposito de Intendencia de Ambrizete junto a costa do Atlantico.
Para mim foram os melhores dias da minha vida na tropa. Apesar de ter sido convidado para entrar para o Quadro (Academia Militar) quando desembarquei em Alcantara, para a
maior parte incluindo eu, foi um Serviço obrigatorio e mais nada. Näo era vida para mim.
Em que ano morreu o Capitäo Almeida ? Foi o primeiro Oficial que eu contactei em Tavira quando sai do comboio, para começar a minha recruta. O meu Comandante de Pelotäo Capitäo Cravidäo morreu na Guiné em 1967, poucos mese antes de acabar a minha Comissäo. Foi uma Guerra sem vencedores, sem qualquer finalidade.

O ex-Alferes Eleutério, levei-lhe uma encomenda para a familia em Lisboa quando fui de férias, apenas uma vez, durante dois anos...
Se encontrar o ex-Alferes Borges, diga-lhe que o gago da Intendencia
vive em Montreal no Canada.
Por agora é tudo, obrigada por este bate-papo, é sempre um prazer reviver pelo menos por Internet,
unica maneira de passar uns poucos minutos no passado.
Um abraço.

Um veterano da Intendencia
Emanuel Fronteira

Anónimo disse...

Caro amigo Emanuel.Gostaria de lhe responder a pergunta que me faz, e naturalmente que respondia com todo o prazer:Quanto a morte do Capitão Almeida e do Alferes Eleutério,destes dois oficiais com quem tive o privilégio de contactar muito de perto não sei há quantos anos, ao certo, mas já foram alguns...Lamentavelmente nunca mais os vi:Quanto ao ex-Alferes Rui Borges estes licenciou-se na aérea De juízes, não sei é se já está na reforma.Naturalmente que se o encontrar de novo ao Ex-Alferes Rui. obviamente que lhe transmitirei a sua mensagem. Um abraço do Amigo Ângelo da Companhia de Caçadores 1494,Toto.