quarta-feira, 3 de março de 2010

Três Oficiais No Toto,Dois Alferes Milicianos e o Tenente Almeida Comandandante da Companhia 1494

13 comentários:

Anónimo disse...

Caro Joaquim Angelo :

Muito boa apresentaçäo, mas deixe-me dizer apenas um promenor.
No titulo "Os tres Alferes Milici-anos" a fotografia tem o Tenente Almeida, na altura, representado. Em vez do segundo titulo "Os tres
Oficiais que na foto säo todos Milicianos". Um promenor que escapou, mas saltou-me aos olhos ao ler Milicianos que näo condiz com o Comandante da Unidade 1494.
Obrigada pela escolha dos textos,
reflete bem o testemunho para quem pouco conhece do tempo que vivemos
nessa epoca.
Um abraço, e pelo bom trabalho, é
apenas trocar os titulos.

Emanuel Fronteira
Veterano da Intendencia

Joaquim Angelo disse...

Obrigado Amigo Emanuel,pela informação,porque pareceu-me que a ultima foto fosse o Ex-Aferes Tomé mas no fundo será o Ex-Tenente Almeida, depois de reparar bem tomei por isso! Pelo facto de se encontrar de cara virada para o lado do Ex_Alferes Eleuterio.

Anónimo disse...

Exmo Senhor

Sou sobrinho do falecido Tenente-Coronel Júlio dos Santos Batel. Tem, por acaso, alguma fotografia dele ?

Aproveito a oportunidade para o felicitar pelo blog e desejar-lhe as melhores felicidades a todos quantos o acompanharam e acompanham.

Francisco Jorger Batel Marques

Anónimo disse...

Caro Joaquim Angelo,

Li o ultimo comentario deste texto,
fiquei satisfeito com a apreciaçäo de outros visitantes, os parabéns säo para si. A proposito näo me lembro de nenhum Oficial de apelido Batel, mas o nome näo me é estranho... Conhecei algum Oficial do Batalhäo com este nome ?
Vou ver no blogue do ex-Alferes Silva Pereira da CArt 739.

Entretanto näo se esqueça de tirar a palavra Milicianos neste foto com o na altura Tenente Almeida.

Um abraço

Emanuel Fronteira
Veterano da Intendencia

Anónimo disse...

Exmo Senhor

Penso que o Comandante do Batalhão (1875) se chamava Júlio dos Santos Batel.

Sinceros cumprimentos

Francisco Jorge Batel Marques

Joaquim Angelo disse...

Senhor Francisco Jorge Batel.De fato o comandante deste batalhão a que eu tive a honra de pertencer era na verdade Júlio dos Santos Batel na altura com o posto de Tenente Coronel,no ano de 1966 a 1968,e com muita pena minha não sou portador de nenhuma foto do senhor porque se fosse já a teria publicado aqui no blogue,mas em meu poder tenho um filme em que o senhor tenente coronel esteve num convívio almoço há alguns anos, pela ultima vez em Ovar,e que ainda fez uma intervenção para com os seus ex-subordinados pedindo desculpas por alguma coisa que tivesse corrido mal,durante a nossa estadia em Angola.Era um homem naquela altura mostrando já um ar de doente,porque tinha partido uma costela,e foi a ultima vez que vi o senhor Tenente Coronel,foi em Ovar.Não sei a sua naturalidade.Desde já aproveito para lhe apresentar os meus sentimentos pela morte do seu tio porque foi de facto um grande homem...

Anónimo disse...

Exmo Senhor Joaquim Ângelo

Reitero-lhe os parabéns pelo seu blog. Júlio dos Santos Batel faleceu a 22 de Abril de 2004. Era natural de Ílhavo. A Comissão do vosso Batalhão em Angola marcou-me imenso. Anadava então na escola primária(tenho actualmente 51 anos) e escrevia quinzenalmente um aerograma ao meu tio que, religiosamente, também me respondia de quinze me quinze dias. No fim da comissão ofereceu-me o distintivo do Batalhão de Caçadores 1875 que ainda hoje conservo.

Deixo-lhe os mais respeitosos cumprimentos

Francisco Jorge Batel Marques

Joaquim Angelo disse...

Senhor Francisco Jorge Batel.Há dois dias estive a ver o filme em que o seu tio participou num convívio,e vou tentar fazer fotos para quando o meu blogue chegar ao fim publicar fotos do nosso comandante caso estas fiquem boas...Agradeço a informação da naturalidade,que me diz ser de Ílhavo...
Como lhe disse desconhecia a identidade do senhor,seu tio...O meu muito obrigada, e até breve vou continuando com os meus escritos a respeito da nossa estadia em Angola.

caçador disse...

foi um tempo perturbado mas eramos muito novos e isso é que nos dava alegria estive em angola sempre colado no congo ex belga nóqui sao salvador do congo ambriz ambrizet tomboco lufico mpala cabeço do top mpozo mas demos sorte só viamos os pés dos meninos nas picadas enpoeiradas as vezes fresquinhas quem de quiser respnder meu e-mail a g.necho@hotmail.com estive no periudo de 65 a 67

Vitor Curado disse...

Sou Vitor Curado, fui Op. Cripto na CCS do BCAC1875, por este facto muito ligado ao comando do Batalhão, e como tal ao nosso comandante Julio dos Santos Batel, pelo que qual tinha uma grande estima e consideração.

Vitor Curado disse...

Camaradas publiquem-se fotos e noticias "relatos" de coisas passadas em Angola "para mim Vale do Loge" era o ideal.

Vitor Curado disse...

Em tempos abri um Blog "BCAC 1875" mas não teve sucesso, por isso foi fechado, mas espero que agora se possa "falar e discutir a nossa estadia por essas paragens".

Joaquim Angelo disse...

Amigo Vítor Curado:Hoje aproveitei o momento para dar uma volta ao meu blog,e que fala da nossa unidade ou Batalhão 1875.Só hoje deparei com os teus comentários.Pois para mim é pena que não aparecem mais colegas do batalhão e que queiram mandar fotos para publicar,e dar mais informação da nossa unidade pelo qual devemos ter orgulho por tudo o que fizemos na nossa juventude.Foi umas das melhores unidades militares que passou por Angola no momento difícil do ano de66 a 68.Eu era bastante amigo do cabo chifra que estava na 1494 o Elias.Provavelmente ate conhecias, e num dos ultimo encontros que estivemos juntos foi em Alenquer vai fazer três anos.Um abraço.