sábado, 23 de maio de 2009

A VIAGEM

Poucos dias de estadia no ordinário hotel chamado Grafanil de zero estrelas, nas redondezas de Luanda, o Batalhão 1875 arranca em marcha, rumo ao norte, distrito de Uije, mais propriamente Cidade Carmona.
A marcha é logo de manhã, com primeira paragem em Ucua, cenário acentuado de guerra continuamos estrada fora, metidos em camiões descapodados sob as ordens e responsabilidade do Tenente Coronel Júlio dos Santos Batel.
Em cima deste oficial recaía a responsabilidade de um bom punhado de homens, todos eles com pouca experiência de vida, embora na flor da juventude. Chegamos já noite à capital do Uíje, Carmona. De Luanda a Carmona, não sei dizer quantos Km são, mas levámos um dia inteiro para fazer este trajecto com um piso de alcatrão extraordinário e a viagem correu extraordináriamente bem.
Pernoitamos nas redondezas da cidade, em cama de "cão", embrulhados num cobertor e toca a descansar uns em cima das viaturas outros, no chão.
Depois de uma bela noite de descanso...Acham?...Arrancamos viagem em direcção a Vila Nova de Caípemba, Vila do Songo, Vale Loge, onde ficou estacionado o comando companhia serviços.
A outra companhia foi para o Ingae 1494, na qual eu ia integrado sob o comando do graduado tenente Adelino Q. F. de Almeida - mais tarde promovido a capitão - desinibido homem alto, tipo militarista de carreira, mas amigo dos seus homens, depois direi porquê!...
Logo que me seja possível irei colocar algumas fotografias, provavelmente das melhores do Batalhão.

Sem comentários: