sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A CONSULTA

Ainda no Tôto, os nossos oficiais incluindo o Capitão eram frequentemente visitados por um indivíduo de côr negra que habitava na sanzala, e isto sempre me surpreendeu.
A amizade criada entre os nossos oficiais e este dito Senhor, porque já dantes seria assim e continuou depois de nós, segundo o que já li noutro Blog de um militar que por lá passou depois de mim. Será que este dito negro trazia informações ao nosso comandante de companhia?
Só podia ser porque estas coisas deixam-nos sempre com o bichinho atrás da orelha.
Todos os dias de manhã as populações da sanzala, adultos e crianças, assim que se sentiam doentes recorriam aos nossos serviços de saúde. Era só chegar à porta de armas e diziam ao sentinela "vai na Enfarmaria à procura de quinino" (medicamento para as febres de Paludismo). "Vai na Enfarmaria" era a liguagem típica de negro.

1 comentário:

angelo joaquim disse...

Colega Albino, recordome perfeitamente de um espetáculo no Toto pelo conjunto que existia no Batalhão do qual o meu amigo fazia parte, e que numa bela noite nos surprenderam com belas musicas Portuguesas tendo vocês cantado Senhora da hora ou senhora do Matosinhos ensinainos os boms caminhos para sairmos daqui para fora.Depois de tantos anos algumas coisas continuam gravadas nas nossas memórias.Conheci bem o cabo Enfermeiro da CCS
que comigo partilhou ainda em campanha no mato e que está numa das fotos do meu blog não me lemro do nome dele.Obrigado por ter descobertos esta história em que ambos partilhamos lado a lado...Possivelmente em Maio de 2010 lá nos encotraremos de novo em mais um convivio... Rates