quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

No Regimento Serviço de Saúde Coimbra.

Terminado  dois meses,o tempo de recruta  em Caçadores 6, de seguida rumei a caminho da especialidade auxiliar de Enfermeiro, destino Regimento Serviço de Saúde na linda Cidade de Coimbra: Aqui continuamos com o curso da escola de cabos, obrigatoriamente a especialidade obrigava a este posto,e como tal continuamos com instrução de Infantaria tanto dentro do quartel como fora, e com iterativa preparação física...
Tinha-mos um  Oficial Graduado com o posto de Tenente, como comando da instrução de infantaria, embora sendo ele portador de deficiência física, não se renegava a dar-nos ordens para corrermos a parada durante longos períodos: Quanto a parte relacionada com primeiros socorros já era ministrada em pavilhões tipo escola com cadeiras e mesas, e esta disciplina ministrada por oficiais com o curso de medicina, mas incluindo sempre parte de infantaria.
O regimento de serviço de saúde ficava situado na parte alta da cidade de Coimbra frente a penitenciária, e nas retaguarda do Penedo da saudade...Por aqui passei alguns momentos de belas recordações desta linda cidade de Coimbra,e com bonitos jardins...Nesta cidade permaneci até tirar a parte teórica da especialidade de enfermeiro.

9 comentários:

Anónimo disse...

eu tambem comparti do rss e tirei o curso de enfermeiro e depois fui para o hospital da estrela fazer a especialidade de radiologia

Joaquim Garrett disse...

eu também comparti do rss e tirei o curso de enfermeiro e depois fui para o hospital da estrela
Joaquim Garrett

Sérgio O. Sá disse...

Olá rapaziada do R.S.S. instalado no anterior R. I. 12.
Fui dos que inauguraram o R.S.S. em Janeiro de 1965, para onde o R.I.8 de Braga me mandara a fim de tirar a especialidade de Auxiliar de Enfermagem. Depois transitei para o Hospital Militar nº 1, na cidade do Porto, onde trabalhei em várias especialidades médicas. Por ter sido o melhor classificado (passe a imodéstia) do meu curso, fui dos últimos, se não mesmo o último a ser mobilizado, e fui parar ao norte de Angola - QUIBALA.
Os curos tinham a designação de Auxiliar de Enfermagem porque a de Enfermeiro estava reservada aos furriéis e sargentos. Nós cabos, pelo menos os dos nossos cursos, sabíamos tanto ou mais do que os nossos superiores. Os camaradas que me acompanharam para Angola embora também com o posto de 1º cabo, não possuíam as mesmas habilitações, pois não tinham prática hospitalar.
E Coimbra, que saudade! Fui lá que produzi os meus primeiros poemas, os meus primeiros contos e as frases subversivas que gravava a canivete nos calcários brancos do Penedo da Saudade. A Coimbra haveria de voltar, muito mais tarde, já em trabalho académico.
Lembrar esses tempos é reviver um pouco a nossa mocidade, é tentar agarrar parte da nossa juventude que ficou pelas matas das ex-colónias.
A todos um abração do Sérgio O. Sá

Antonio silva disse...

Camarada Sérgio pelo que estou a ler em Janeiro de 65 quando da mudança do R I 12 para o R.S.S.eu também estava lá a tirar a especialidade depois fui para o H.M.P. que era na Estrela em Lisboa e daí para a Guiné.Um abraço

António Rocha disse...

Saudades deste Quartel!!!Também por lá passei em 1973,onde tirei o curso de auxiliar de enfermeiro.Depois fui mobilizado para o HML - Luanda-Angola onde permaneci ate ao dia 25 de Julho 75!!!! Passamos lá bons tempos,e creio que todos os que lá passamos ficamos com Saudades!!!Lá diz a canção...."Coimbra ,tem mais encanto...na ..hora da despedida...!!!!E se o Penedo da saudade falasse,,,ai se falasse!!!!Todos deixamos lá a nossa assinatura!!!!!Abraço a todos os camaradas do Ano 73/75.
17 de Outubro de 2016

António Rocha disse...

Abraço tambem para todos quantos por la passaram!"Recordar..é viver"!

António Rocha disse...

Ha po ai alguem que tenha passado pelo HML,e tivesse lá UTI ou Laboratório Militar nos anos 73 a 75???Gostava de encontrar o Carlos,que era de Taveiro Coimbra e tinha por alcunha o "Cabra" e eu o "Melinsinho" e havia também o Lino "Boticário" que era da Póvoa de Lanhoso que infelismente já faleceu!!!!! Se alguém conhecer,agradecia o contato dele atarves do tel. 938376179.Obrigado e longa vida,Camaradas de armas!!!

Manuel peixoto ferreira disse...

Está por aí alguém que tenha estado no Regimento Serviço Saúde entre 1969/1972 na 3ªcompanhia ? Ficava muito feliz se pudesse reencontrar algum camarada desse tempo ! Contacto: 910129940 Abraço ! 24/11/2016







Unknown disse...

Gostaria de ter algumas fotos do Regimento Serviço de Saúde Coimbra para juntar ao meu álbum. Fiz ai a especialidade no ano de 70 segundo turno. Abraço aos camaradas. Obrigado.