quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

No Regimento Serviço de Saúde Coimbra.

Terminado  dois meses,o tempo de recruta  em Caçadores 6, de seguida rumei a caminho da especialidade auxiliar de Enfermeiro, destino Regimento Serviço de Saúde na linda Cidade de Coimbra: Aqui continuamos com o curso da escola de cabos, obrigatoriamente a especialidade obrigava a este posto,e como tal continuamos com instrução de Infantaria tanto dentro do quartel como fora, e com iterativa preparação física...
Tinha-mos um  Oficial Graduado com o posto de Tenente, como comando da instrução de infantaria, embora sendo ele portador de deficiência física, não se renegava a dar-nos ordens para corrermos a parada durante longos períodos: Quanto a parte relacionada com primeiros socorros já era ministrada em pavilhões tipo escola com cadeiras e mesas, e esta disciplina ministrada por oficiais com o curso de medicina, mas incluindo sempre parte de infantaria.
O regimento de serviço de saúde ficava situado na parte alta da cidade de Coimbra frente a penitenciária, e nas retaguarda do Penedo da saudade...Por aqui passei alguns momentos de belas recordações desta linda cidade de Coimbra,e com bonitos jardins...Nesta cidade permaneci até tirar a parte teórica da especialidade de enfermeiro.

25 comentários:

Anónimo disse...

eu tambem comparti do rss e tirei o curso de enfermeiro e depois fui para o hospital da estrela fazer a especialidade de radiologia

Joaquim Garrett disse...

eu também comparti do rss e tirei o curso de enfermeiro e depois fui para o hospital da estrela
Joaquim Garrett

Sérgio O. Sá disse...

Olá rapaziada do R.S.S. instalado no anterior R. I. 12.
Fui dos que inauguraram o R.S.S. em Janeiro de 1965, para onde o R.I.8 de Braga me mandara a fim de tirar a especialidade de Auxiliar de Enfermagem. Depois transitei para o Hospital Militar nº 1, na cidade do Porto, onde trabalhei em várias especialidades médicas. Por ter sido o melhor classificado (passe a imodéstia) do meu curso, fui dos últimos, se não mesmo o último a ser mobilizado, e fui parar ao norte de Angola - QUIBALA.
Os curos tinham a designação de Auxiliar de Enfermagem porque a de Enfermeiro estava reservada aos furriéis e sargentos. Nós cabos, pelo menos os dos nossos cursos, sabíamos tanto ou mais do que os nossos superiores. Os camaradas que me acompanharam para Angola embora também com o posto de 1º cabo, não possuíam as mesmas habilitações, pois não tinham prática hospitalar.
E Coimbra, que saudade! Fui lá que produzi os meus primeiros poemas, os meus primeiros contos e as frases subversivas que gravava a canivete nos calcários brancos do Penedo da Saudade. A Coimbra haveria de voltar, muito mais tarde, já em trabalho académico.
Lembrar esses tempos é reviver um pouco a nossa mocidade, é tentar agarrar parte da nossa juventude que ficou pelas matas das ex-colónias.
A todos um abração do Sérgio O. Sá

Antonio silva disse...

Camarada Sérgio pelo que estou a ler em Janeiro de 65 quando da mudança do R I 12 para o R.S.S.eu também estava lá a tirar a especialidade depois fui para o H.M.P. que era na Estrela em Lisboa e daí para a Guiné.Um abraço

Unknown disse...

Saudades deste Quartel!!!Também por lá passei em 1973,onde tirei o curso de auxiliar de enfermeiro.Depois fui mobilizado para o HML - Luanda-Angola onde permaneci ate ao dia 25 de Julho 75!!!! Passamos lá bons tempos,e creio que todos os que lá passamos ficamos com Saudades!!!Lá diz a canção...."Coimbra ,tem mais encanto...na ..hora da despedida...!!!!E se o Penedo da saudade falasse,,,ai se falasse!!!!Todos deixamos lá a nossa assinatura!!!!!Abraço a todos os camaradas do Ano 73/75.
17 de Outubro de 2016

Unknown disse...

Abraço tambem para todos quantos por la passaram!"Recordar..é viver"!

Unknown disse...

Ha po ai alguem que tenha passado pelo HML,e tivesse lá UTI ou Laboratório Militar nos anos 73 a 75???Gostava de encontrar o Carlos,que era de Taveiro Coimbra e tinha por alcunha o "Cabra" e eu o "Melinsinho" e havia também o Lino "Boticário" que era da Póvoa de Lanhoso que infelismente já faleceu!!!!! Se alguém conhecer,agradecia o contato dele atarves do tel. 938376179.Obrigado e longa vida,Camaradas de armas!!!

Unknown disse...

Está por aí alguém que tenha estado no Regimento Serviço Saúde entre 1969/1972 na 3ªcompanhia ? Ficava muito feliz se pudesse reencontrar algum camarada desse tempo ! Contacto: 910129940 Abraço ! 24/11/2016







Unknown disse...

Gostaria de ter algumas fotos do Regimento Serviço de Saúde Coimbra para juntar ao meu álbum. Fiz ai a especialidade no ano de 70 segundo turno. Abraço aos camaradas. Obrigado.

Sérgio O. Sá disse...

Camarada ANTÓNIO SILVA, acabo de passar por esta página por mero acaso, pois já não me lembrava dela. Então pelos vistos fomos camaradas de armas e colegas de curso. Depois de regressar de Angola, em 1968, é a primeira vez que, ainda que seja por este meio, encontro alguém desse nosso tempo de Coimbra.
António, recordas-te de uma foto que lá tiramos, todos em conjunto, com uniforme de trabalho e de cadernos debaixo do braço? Se ainda a tiveres em teu poder, envia-ma pela NET e assinala nela a tua posição pera ver se me lembro de ti. O meu endereço é: sergio.o.sa@sapo.pt Já passou muito tempo e já é impossível recordar-me de toda a malta. Faz para 5ª feira, dia 4 de Janeiro, 53 anos que iniciamos a especialidade no R.S.S. O tempo passou velozmente.
Votos de bom ano de 2018.
Um cordial abraço.
Sérgio O. Sá

Sérgio O. Sá disse...

Caro António Rocha.
Mobilizado para Angola e a prestar serviço no Hospital Militar de Luanda. Teve bem mais sorte do que eu, que fui parar mais a norte, a QUIBALA DO LOGE.
Mas também conheci o H. M. L., pois lá estive internado 39 dias, na enfermaria de Medicina. E mesmo como enfermo ainda colaborei com os colegas, sobretudo à hora dos injectáveis.
Tempos que já lá vão. Nada fáceis, mas que apesar de tudo nos causam alguma nostalgia quando falamos deles.

Um cordial abraço.

Unknown disse...

Somos12 que fizemos o serviço militar no regimento do serviço de saúde em Coimbra hoje 9 de Junho almoçamos em Santa Maria da Feira.fizemos o serviço militar de 1973 - 1975 procuro mais militares dessa unidade

Anónimo disse...

Caros amigos de enfermagem alguns dizem por aqui que enauguraram o quartel do RSS em 1965.. pois meus amigos de armas ( desculpem la o termo ) vieram macaricos ,..pois eu em 1964 ja esta va la a praticar o curso de auxiliar de enfermangem ..Recordo excelentes medicos que ali passaram como o Doutor Beltrao com pratica de medicina e cirurgia. que vinha dos Hospitais Universitarios de Coimbra e nos deram instrucao relacionado com os socorros e os servicos mais praticas adicionais no caso de socorrer os feridos - ou mesmo servico dos hospitais ( como foi o meu caso)..Ali tinhamos varios medicos que alguns venho a encontrar no estagio a fazer servico no HPC.2. Coimbra ..Nesse hospital fiz o estagio no pavilhao dos oficiais.. ali eramos cabos,cabos milicianos, e furries ja com pratica..Por ali alem de medicos militares vinham outros medicos civis que trabalhavam nesse hospital..Havia um Capitao medico boa pessoa quando visitava os doentes oficiais nos iamos com ele ...quando chegava a hora da comida olhava para nos e dizia quantos somos ..contava e dizia ao ordenanca tras comer para "Tantos " Semanalmente aquele Capitao Medico passava por ali e comiamos juntos ...Guardo uma recxordacao desse hospital e a boina com o emblema dos Servicos de Saude.. Quando fui mobilizado voltaram adar-me outra com o fardamento completo...tendo eu entao gurdado essa pois nunca ma pediram ...Um abraco a rapaziada que por aqui anda nestas postagens.Cuidem-se da saude.. e o melhor da vida Saude,Amor e Paz..

Unknown disse...

Pois, bem: também eu fui colocado no RSS/Destacamento de Santana (assim era a identificação do quartel): Convivi, com milhares de militares de todas as patentes, tenho as maiores recordações desses anos (73/74/75 (FIZ PARTE DA (COMISSÃO LIQUIDATÁRIA). Muitos, ainda revejo de quando em vez: O meu comandante de Companhia (Formação), era o Cap. Camelo e Costa. Comandante do Quartel: Dr. Aurélio Afonso dos Reis (ironia do destina, juntou a sua neta, e minha filha no José Falcão e Faculdade de Direito. Recordo nomes, como Dr. Acúrsio, Tenente Mendes, Jose Sottaya, Cavaco, Leitão, Rocha, Polido, Ferreira, Francopua, Oliveira, Neves, Acílio, Braz B«Gomes, Capitão Rosa (Médico da Unidade) e tantos outros. Tinha a função de elaborar a "Ordem de Serviço"...Forte abraço a quem passar por aqui...

Unknown disse...

Olá camaradas..também passei uns meses no R S S,vindo de Braga do RI8! Cheguei a 1de Janeiro de 1971,aqui estive a tirar a especialidade de enfermeiro..depois de 4 meses,mandáram-me para o Hospital Militar,também em Coimbra!
Quero dizer que foi o tempo mais lindo que passei na tropa!
Depois de ter terminado o curso,mandáram-me para o RI 15 em Tomar para formar batalhão para seguir-mos para Moçambique,para onde partimos no Paquete Império no dia 4 de Dezembro de 1971,com destino a Mocimboa da Praia..onde fiquei até 1974!
Um abraço

Unknown disse...

Olá camaradas..também passei uns meses no R S S,vindo de Braga do RI8! Cheguei a 1de Janeiro de 1971,aqui estive a tirar a especialidade de enfermeiro..depois de 4 meses,mandáram-me para o Hospital Militar,também em Coimbra!
Quero dizer que foi o tempo mais lindo que passei na tropa!
Depois de ter terminado o curso,mandáram-me para o RI 15 em Tomar para formar batalhão para seguir-mos para Moçambique,para onde partimos no Paquete Império no dia 4 de Dezembro de 1971,com destino a Mocimboa da Praia..onde fiquei até 1974!
Um abraço

Unknown disse...

Em Janeiro 1971 RSS;Maio 1971 HMC.(serviço de cirurgia);Setembro 1971 Amadora incorporado BC 3863 CCS Guiné.Abraco

Unknown disse...

1 janeiro 71 apresentei-me no RSS onde passei belos momentos de minha vida (excluindo o descasque de batatas que nos ofereciam nas refeições).Lembro-me dos colegas:Lisboa,Coimbra,Miguel,Quintas e tantos outros...Fiz estágio no Hospital Militar de Coimbra e recordo mts peripécias...Vim para Guine onde passei férias desde Setembro 71 integrado na CCS Batalhão 3863.Gostava de encontrar companheiros desse tempo.Abraco a todos que frequentaram o curso no RSS

Pinto disse...

Estive no RSS entre 1970/1972

Anónimo disse...

Também la estive

Anónimo disse...

Fernando Tavares. Porto

Anónimo disse...

Estive estive no servo de saude a tirar a especialidade de enfermeiro de julho de 69 a dezembro, estive 6 meses no hospital militar de coimbra, e regressei ao rss onde estive até maio de 1972 Américo 963341066

Anónimo disse...

Eu estive aí no RSS Coimbra em Julho de 1966 a tirar a especialidade de auxiliar de enfermeiro, depois fomos todos mobilizados e separamo-nos tinha um grande amigo que me esqueci do seu nome só sei que ele era do paul Covilhã,gostava muito de o encontrar se alguém me der alguma pista Agradeço wdomingos0509@gmail.com

Anónimo disse...

TAMBÉM PASSEI PELO RSS.
FIZ A ESPECIALIDADE DE AUX.ENFERMEIRO DESDE ABRIL A JULHO DE 1972.
DEPOIS RUMEI PARA O HMP( ANEXO).
RUMEI ATÉ MOÇAMBIQUE NUMA COMPANHIA INDEPENDENTE.
GOSTAVA DE ENCONTRAR UNS CAMARADAS
ZÉ GODINHO, BÉJINHA E MOSTARDINHA

Anónimo disse...

Esqueci de dar a minha identificação.
Toluis.castanheira@gmail.com